Categorias
Plataformas p2p

O que são investimentos P2P?

Plataformas de investimento P2P

Crowdlending, empréstimos peer-to-peer, par a par, P2P lending ou somente P2P, são vários dos termos utilizados. Basicamente, são plataformas de empréstimo de dinheiro a pequenos negócios, através de plataformas online criadas e geridas para esse efeito.

Em vez de pedir dinheiro a um banco, onde o processo por vezes é longo, é preciso muita papelada e com taxas de juros muito elevadas, os pequenos negócios (ou até mesmo consumidor final) começam a procuram empréstimos de curta duração, sem grandes burocracias ou papeladas nas plataformas P2P, e nós (pequenos investidores) emprestamos esse dinheiro, recebendo depois uma percentagem de juros como benefício desse investimento.

As plataformas intermediárias destes empréstimos são totalmente online e acessíveis a qualquer pequeno investidor. Estas plataformas oferecem taxas de rentabilidade superiores às dos diversos métodos tradicionais de investimento, incentivando assim investidores comuns a investir o seu dinheiro. As taxas de retorno rondam entre os 6 e 14%, dependendo da plataforma e risco associado. Por norma, quanto mais seguro o empréstimo, menor a taxa de rentabilidade.

Estas plataformas são excelentes alternativas às contas poupança / investimento dos tradicionais bancos, que oferecem taxas tão baixas que nem lhes sentimos o sabor.

Existem dezenas, mas partilho as plataformas P2P mais confiáveis e seguras utilizadas na europa:

Sónia Reis

Por Sónia Reis

Olá, o meu nome é Sónia e sou uma investidora portuguesa de 36 anos. Partilho os meus investimentos e conhecimentos para que qualquer pessoa sem conhecimentos financeiros possa também começar a investir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.