Categorias
Plataformas p2p

O que são investimentos P2P?

Plataformas de investimento P2P

Crowdlending, empréstimos peer-to-peer, par a par, P2P lending ou somente P2P, são vários dos termos utilizados. Basicamente, são plataformas de empréstimo de dinheiro a pequenos negócios, através de plataformas online criadas e geridas para esse efeito.

O seja, em vez de pedir dinheiro a um banco, onde o processo por vezes é longo e é preciso muita papelada e com taxas de juros muito elevadas, os pequenos negócios (ou até mesmo consumidor final) começam a procuram empréstimos de curta duração, sem grandes burocracias ou papeladas nas plataformas P2P. Nós (pequenos investidores) emprestamos esse dinheiro, recebendo depois uma percentagem de juros como benefício desse investimento.

As plataformas intermediárias destes empréstimos são totalmente online e acessíveis a qualquer pequeno investidor. Estas plataformas oferecem taxas de rentabilidade superiores às dos diversos métodos tradicionais de investimento, incentivando assim investidores comuns a investir o seu dinheiro. As taxas de retorno rondam entre os 6 e 14%, dependendo da plataforma e risco associado. Por norma, quanto mais seguro o empréstimo, menor a taxa de rentabilidade.

Estas plataformas são excelentes alternativas às contas poupança / investimento dos tradicionais bancos, que oferecem taxas tão baixas que nem lhes sentimos o sabor.

Existem dezenas, mas partilho as plataformas P2P mais confiáveis e seguras utilizadas na europa:

Por Sónia Reis

Olá, o meu nome é Sónia e sou uma investidora portuguesa de 36 anos. Partilho os meus investimentos e conhecimentos para que qualquer pessoa sem conhecimentos financeiros possa também começar a investir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *