Categorias
Bondora Mintos Peerberry Plataformas p2p Viainvest

Melhores plataformas P2P europeias

O empréstimo P2P é uma indústria financeira alternativa de bilhões com o objetivo de conectar mutuários e investidores através de plataformas online. Para os investidores, as plataformas europeias de empréstimos p2p oferecem a oportunidade de obter retorno sobre os investimentos. Uma grande vantagem para o pequeno investidor, é que pode começar a investir com qualquer quantia, sejam 10€ ou milhões!

Entre as dezenas (ou até centenas) de plataformas de investimento p2p existentes, as europeias são de momento as que oferecem os maiores retornos.

Neste artigo, vou mostrar como funcionam os empréstimos P2P e quais são as melhores plataformas europeias de empréstimos P2P em 2021.

Assim, vou centrar-me na europa porque, sendo portuguesa, a maioria dos sites de empréstimos fora da europa não estão acessíveis a investidores europeus. Portanto, este artigo concentra-se em plataformas disponíveis para cidadãos europeus.

As melhores plataformas europeias de empréstimos P2P

Plataformas%ProteçãoInvestimento
Automático
Viainvest11%SimSim
Bondora6,75%SimSim
Peerberry12%SimSim
Twino7%SimSim
Mintos11%NãoSim

Embora existam dezenas, este é o meu top 5. Invisto em todas elas e vou explicar porquê.

Vantagens de investir na ViaInvest

Sendo uma das plataformas europeias P2P mais confiáveis do momento, a Viainvest oferece retornos a rondar os 12%/ano em empréstimos pessoais e empresariais, incluindo garantia de recompra após 30 dias. ou garantia colateral, um curto turnaround de cerca de 24 meses. As desvantagens admitidas incluem possível retenção de impostos para empréstimos espanhóis e tchecos, perda de dinheiro ocasional e ausência de mercado secundário. Em suma, acreditamos que a ViaInvest oferece aos investidores ferramentas excelentes, transparência e um longo histórico no setor, com um futuro brilhante pela frente.

Vantagens de investir na Bondora

A Bondora é uma das plataformas de empréstimo europeias P2P mais antigas, e foi a minha primeira escolha quando comecei a investir neste mercado.

O seu sistema de investimento automático (auto invest) é tão simples, que qualquer iniciante poderá começar a investir sem complicações. Com um retorno anual a rondar os 6,75% / ano, esta plataforma é das mais confiáveis do setor.

Vantagens de investir na Peerberry

Lançado em 2017, a PeerBerry é originária da Letônia. Esta plataforma tem um retorno médio anual do investimento de mais de 11%. Com mais de 46.000 investidores e mais de 750 milhões em empréstimos financiados, a PeerBerry possui a função de Auto Invest e garantia BuyBack.

Vantagens de investir na Twino

A Twino foi a 5ª plataforma de empréstimos p2p na qual decidi investir. Funciona de forma muito semelhante à Mintos.

A Twino aceita depósitos de todas as moedas. Os pagamentos recebidos em moedas diferentes do euro são convertidos para euros e não cobram nenhuma taxa aos investidores ( lucram com o spread entre taxas de juros cobrada e investidas).

Embora a Twino tenha sido uma aposta minha em 2o20, o meu investimento na plataforma tem diminuído em comparação com outras plataformas como a Peerberry, Viainvest e Bondora. Simplesmente, porque tenho obtido maiores taxas de retorno e tenho ganho maior confiança / segurança com as três plataformas anteriores.

Investir em P2P é seguro?

Resumindo, como todos os tipos de investimentos, a segurança dos empréstimos P2P depende do risco e da capacidade de boas escolhas. Para novos investidores, recomendo sempre diversificar e não ter “mais olhos que barriga. Ou seja, comece com empréstimos mais conservadores. Prefira investir uma menor quantidade de dinheiro em várias plataformas ao invés de investir a totalidade num único tipo de empréstimo.

Por Sónia Reis

Olá, o meu nome é Sónia e sou uma investidora portuguesa de 36 anos. Partilho os meus investimentos e conhecimentos para que qualquer pessoa sem conhecimentos financeiros possa também começar a investir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.