Categorias
Plataformas p2p

Mercado Financeiro, o que é

O mercado financeiro é como se denomina o ambiente em que se compram e vendem mercadorias (ouro, pedras preciosas, produtos agrícolas), valores mobiliários (ações, títulos, opções), câmbio (moedas estrangeiras) e empréstimos bancários, por exemplo. Nessas transações, estão envolvidas diversas instituições que facilitam o encontro entre agentes e regulam e fiscalizam as transações.

Existem quatro principais tipos de mercados financeiros:

Mercado monetário , é o mercado onde se concentram as operações com taxas de juros de curto prazo com vistas a garantir a liquidez da economia.

Mercado de capitais é um mercado com prazos de vencimento de longo prazo. Fazem parte do mercado de capitais a compra e venda de Ações.

Mercado cambial é o mercado onde são negociadas as trocas de moedas estrangeiras.

Mercado de crédito é o mercado onde atuam na atuam as instituições financeiras e não financeiras que prestam serviços de intermediação de recursos de curto, médio e longo prazo

Por Sónia Reis

Olá, o meu nome é Sónia e sou uma investidora portuguesa de 36 anos. Partilho os meus investimentos e conhecimentos para que qualquer pessoa sem conhecimentos financeiros possa também começar a investir.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *