Categorias
Plataformas p2p

Juros compostos, o que são

Os juros representam o “preço” do dinheiro, correspondendo à remuneração ou ao lucro produzido pelo capital emprestado durante um período de tempo. Basicamente, é como se os juros fossem o pagamento obtido pelo empréstimo de uma quantia de dinheiro. Quem tem dinheiro concede um empréstimo, e o juro é tido como o preço do empréstimo.

Quem coloca o seu dinheiro em investimento (quem empresta dinheiro), espera receber uma recompensa, pois está a disponibilizar recursos que são seus para serem utilizados por outras pessoas ou empresas. Por seu lado, quem necessita do empréstimo estará disposto a suportar um custo para ter acesso a esses fundos. A essa recompensa chama-se juro, o qual pode ser recebido ou pago de acordo com diversas periodicidades conforme combinado entre ambas as partes (mensalmente, semestralmente, anualmente…).

O juro praticado costuma ser um percentual. Existem dois principais tipos de juros: os juros simples e os juros compostos.

Juros simples, o que são: os juros simples são calculados em cima do valor inicial do empréstimo. O juro é constante de período para período. Para calcular o juro, basta multiplicar a taxa de juro pelo valor de investimento inicial.

Juros compostos, o que são: nos juros compostos existe um reinvestimento dos juros, ou seja, em vez de serem pagos, os juros são adicionados ao depósito inicial, criando assim um novo capital maior que o anterior.. São juros acumulativos e proporcionam uma remuneração superior em cada período futuro. Isto é, são juros sobre juros. Nos juros compostos o montante de juros vai aumentando porque em todos os períodos os juros são adicionados ao capital, fazendo aumentar este último. Esta é uma forma de acelerar o crescimento do depósito já que em vez de receber os juros, está a reinvestir esse valor, o que, a longo prazo irá gerar muito maior receita. 

Por Sónia Reis

Olá, o meu nome é Sónia e sou uma investidora portuguesa de 36 anos. Partilho os meus investimentos e conhecimentos para que qualquer pessoa sem conhecimentos financeiros possa também começar a investir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.