Categorias
Plataformas p2p

Ações, o que são

Uma ação representa uma parcela de propriedade numa empresa e o direito de receber parte dos benefícios dessa empresa. Pode também receber o nome de Título. É como se fosse um pedaço de uma empresa.

Em vez de recorrer a crédito bancário, as empresas podem usar as ações como forma de financiamento. A empresa divide o capital social em diversas parcelas e vende-as. Cada parcela é uma ação, que é adquirida pelos acionistas. O preço das ações de uma empresa é aquele que os outros investidores estão dispostos a pagar. O seu valor varia todos os dias.

As ações por norma dão direito a uma participação nos lucros da empresa e a uma parte dos seus fundos próprios em caso de liquidação.

Quais os direitos dos acionistas?

Independentemente do número de ações que o acionista possui, isso garante-lhe direitos. À proporção das ações que tem, os acionistas têm direito a:

  • Dividendos
  • Voto nas assembleias de acionistas
  • Ser informado sobre os negócios da empresa
  • Receber participação no capital social, no caso de quebra da sociedade
Sónia Reis

Por Sónia Reis

Olá, o meu nome é Sónia e sou uma investidora portuguesa de 36 anos. Partilho os meus investimentos e conhecimentos para que qualquer pessoa sem conhecimentos financeiros possa também começar a investir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.