Categorias
Plataformas p2p

Acionista majoritário e minoritário, diferença

Um acionista é um titular de ações, ou seja, é proprietário de uma parte da empresa. No entanto, o acionista pode ser majoritário ou minoritário. Saiba qual a diferença neste artigo:

O que é um acionista majoritário?

O acionista majoritário, tal como o nome o diz, é o sócio que detém uma quantidade de ações que lhe dá o controlo de uma sociedade. Possui mais da metade das ações que têm direito a voto (mais de que 50% das cotas com direito a voto). Por esse motivo, ele tem um maior controlo administrativo da empresa.

O que é um acionista minoritário?

Ao contrário do acionista majoritário, um acionista minoritário é um proprietário de uma pequena parte das ações de uma empresa. O acionista minoritário pode ter direito a voto em assembleias da empresa, mas não possui um número suficiente de ações para tomar decisões ou decidir sozinho. Apesar de não ter influência nas decisões, o acionista minoritário recebe dividendo e juros proporcionais à quantidade de ações que possui. Ainda relativamente ao acionista minoritário, o direito a voto dele depende do tipo de ações que foram adquiridas.

Se adquiriu ações preferenciais: O acionista não tem direito a voto, portanto, o acionista não poderá influenciar nenhuma decisão administrativa;

Se adquiriu ações ordinárias: o acionista tem direito ao voto, mas, como possui uma pequena percentagem da empresa, o seu voto tem pouco peso.

Por Sónia Reis

Olá, o meu nome é Sónia e sou uma investidora portuguesa de 36 anos. Partilho os meus investimentos e conhecimentos para que qualquer pessoa sem conhecimentos financeiros possa também começar a investir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.